Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Governo do Tocantins Capacita Trabalhadores da Proteção Social Especial da Região Centro Leste

Data do post: 04/12/2019 13:20:06 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove da manhã desta quarta-feira, 4, até a sexta-feira, 6, a Oficina Regionalizada da Proteção Social Especial, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório da Unopar, em Palmas.

A Oficina é voltada para os municípios que compõem a regional Centro Leste, e tem o objetivo de capacitar os trabalhadores dos serviços da Proteção Social Especial, sanando as dúvidas dos gestores e técnicos que atendem famílias e pessoas em situação de risco, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) nos municípios.

A gerente de Proteção Social Especial da Setas, Canilda Cruz, falou da importância das capacitações. “O profissional que atende no Creas precisa estar ciente do seu papel, tem que estar preparado para agir quando necessário; e devemos ter em mente que essas ações sempre têm impactos na vida das pessoas envolvidas”, afirmou.

A técnica de referência da PSE em Santa Rita do Tocantins, Renata Ferreira Gomes, disse que as oficinas são importantes para sanar as dúvidas e trocar experiências com os outros municípios. Já Fernando Campos, de Miranorte, falou que por estarem próximos a uma rodovia federal são muitos os casos de violações e abusos, e as capacitações servem para dar mais segurança nas ações.

Setas-TO Na programação será abordada a importância do trabalho em equipe e relação interpessoal, PAEFI, prontuário SUAS, Registro Mensal de Atendimento (RMA), Família Acolhedora, Medidas socioeducativas, PETI, entre outros temas.

Creas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Fonte: Setas-TO