Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Compartilhamento do Sistema na Defesa Agropecuária é Discutido Entre Tocantins e Pará

Data do post: 14/11/2019 14:10:08 Imprimir -  Compartilhar

Adapec Tocantins A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu nessa quarta-feira, 14, a visita de representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), na sede da instituição, em Palmas. O objetivo deles foi conhecer o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sidato) e viabilizar um Termo de Cooperação Técnica para o compartilhamento de informações.

O diretor geral da Adepará, Geovanny Farache, acompanhado do diretor administrativo financeiro, Clodoaldo Galeno, após conhecer o funcionamento do Sidato avaliou os dados e a metodologia aplicada. “É um Sistema excelente, fruto do esforço e da capacidade técnica da instituição, é fabuloso ver aonde chegaram, vocês estão bem avançados e tem um controle de indicadores fantástico, é o que estamos precisando pra fazermos uma gestão mais precisa e enxuta”, afirmou.

De acordo com o vice-presidente da Adapec, Francisco Ramos, a Agência tem um modelo próprio de Sistema desenvolvido há vários anos, para dar mais segurança e agilidade na defesa agropecuária. “Temos interesse em colaborar com os estados vizinhos, visto que é preciso trabalhar as ações em conjunto. A Adepará demonstrou interesse em implantar nosso sistema e acredito que isso trará melhorias em comum, principalmente nas atividades feitas nas barreiras fixas que estão nas divisas, em relação à febre aftosa, peste suína clássica, mosca da carambola, entre outras”, disse.

Francisco Ramos disse ainda que com a retirada da vacinação contra a febre aftosa, prevista para ocorrer em 2021, é preciso fortalecer as estratégias para evolução do status sanitário de livre com vacinação para livre sem vacinação, e que, uma nova reunião será marcada para definir diretrizes.

Fonte: ADAPEC Tocantins