Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Comitê Nacional de Proteção Contra Incêndios Florestais Quer Fortalecer os Corpos de Bombeiros Militares

Data do post: 01/11/2019 18:07:05 Imprimir -  Compartilhar

Corpo de Bombeiros Militar-TO Bombeiros Militares de 13 estados do país e do Distrito Federal participaram, nos dias 29 e 31 deste mês, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, do primeiro Encontro do Comitê Nacional de Gestão de Incêndios Florestais (CONAGIF), que ocorreu, simultaneamente, ao Wildfire 2019, a Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais que reuniu profissionais que atuam no manejo do fogo e no controle de incêndios florestais no mundo todo, incluindo tomadores de decisão, políticos e pesquisadores.

O objetivo das discussões efetivadas entre as corporações coirmãs é criar um Sistema Nacional de Proteção Contra Incêndios Florestais tendo como base os diversos biomas existentes no país.

“Nossa proposta é fortalecer os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil para atuarem de forma ainda mais técnica e padronizada em todo o território nacional, integrando as corporações aos vários órgãos ambientais e outras instituições que atuam na área. Acreditamos que com mais estrutura e operando de forma conjunta, estaremos oferecendo um serviço ainda melhor, mais resolutivo e eficiente ao meio ambiente e, consequentemente, para a população”, disse o secretário-executivo do Comitê Estadual do Fogo da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, coronel Paulo André da Silva Barroso.

O CONAGIF também atua, paralelamente, realizando um diagnóstico atualizado sobre a situação das instituições militares frente as operações de proteção ambiental.

“As corporações estão preenchendo um questionário que servirá para subsidiar o estudo do Comitê para criação de uma diretriz nacional de prevenção e combate a incêndios florestais. Esses dados serão compartilhados de forma regional e, posteriormente, consolidados nacionalmente”, destacou o Coronel Barroso.

A partir das deliberações efetivadas nas reuniões do CONAGIF, no Mato Grosso do Sul, um plano nacional será elaborado e apresentado para apreciação do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil - LIGABOM, durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), que acontecerá no período de 12 a 14 de novembro, em São Luís, no Maranhão.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar -TO