Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Casa de Apoio Recebe Doações de Servidores da Justiça Eleitoral

Data do post: 13/10/2019 13:25:11 Imprimir -  Compartilhar

Setas-TO Uma ação que mobilizou centenas de servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins foi concretizada nesta sexta-feira, 11, na Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani. Foram doados 1.2 toneladas de alimentos não perecíveis, além de 147 pacotes de biscoito, 715 produtos de limpeza, 1333 itens de higiene, além de 43 kg de roupas e 29 pares de sapatos. 

Segundo a servidora da Justiça Eleitoral do Tocantins, Maria do Carmo, os itens foram arrecadados pelos servidores durante a gincana solidária, na 13ª Semana Cultural do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, realizada na primeira semana de outubro. “A semana cultural ocorre há cada 2 anos, nada melhor do que ajudar o próximo e contribuir para um mundo melhor”.

O Secretário Executivo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social , Tiago Costa, enalteceu as doações feitas pelo órgão da Justiça Eleitoral. “Essa ação é importante, porque o Estado já fornece alimentação e estadia, mas em muitos casos vários hospedes ficam 1 mês, ou até mais, acompanhando um parente internado no Hospital Geral de Palmas ou até mesmo fazendo tratamento, na maioria dos casos sem realizar algum tipo de trabalho e sem nenhuma renda. Com essas doações algumas dessas pessoas vão poder voltar para casa com uma cesta básica. Além das roupas e os kits de higiene pessoal, que vão ajudar os hospedes, durante os dias de hospedagem ”, explica o gestor.

Ilaide de Souza, que está há 1 mês hospedada na Casa Vera Lúcia,  conta que está tendo um apoio fundamental no tratamento contra um câncer do colo do útero. Segundo Ilaide, ela não teria outro lugar para ficar, já que está há 148 quilômetros longe de casa, localizada no município de Cristalândia.  “Aqui eu tenho uma cama confortável, almoço, janta e sem falar que os quartos são climatizados com ar condicionado. Eu me sinto agradecida por esse trabalho feito aqui na Casa e sem falar dessas doações que vão me ajudar, já estou separando um vestido pra mim e também uma roupinha para meus filhos.”

Casa de Apoio

É um núcleo de apoio a acompanhantes e pacientes internados nos hospitais públicos de Palmas, oferecido gratuitamente pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas. A instituição atende diariamente entre 80 a 126 pessoas fornecendo as principais refeições e hospedagem. Somente de janeiro a setembro deste ano, a Casa atendeu mais de 16 mil pessoas vindas do interior do Tocantins e até mesmo de outros estados.

A cerca de 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), a Casa de Apoio foi entregue à população em 18 de abril de 2006, e desde então já hospedou mais de 230 mil pessoas vindas dos 139 municípios tocantinenses e também de outros estados. Sua estrutura física é composta de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho e área de convivência social e capela.

Doações

Além da hospedagem, o Governo do Tocantins fornece alimentação para os hóspedes da Casa de Apoio. Mas cada pessoa possui uma particularidade, por isso a instituição está sempre aberta a parcerias para atender os hóspedes que precisam de roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal, e alimentação complementar.

A gerente da Casa, Elisângela Sardinha, destaca que as doações são sempre bem-vindas. Para mais informações, o telefone de contato é o 63 3218-2247.

Fonte: Setas-TO