Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Equipe do Naturatins Monitora Reprodução do Pato-mergulhão no Jalapão

Data do post: 26/06/2019 12:58:31 Imprimir -  Compartilhar

Naturatins-TOEntre os dias 17 e 21 de junho, uma equipe de técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Parque Estadual do Jalapão realizou ação de monitoramento do período reprodutivo do pato-mergulhão, de nome científico Mergus octosetaceus, em 2019. A ação percorreu alguns trechos do Rio Novo, ao longo da Área de Proteção Ambiental do Jalapão e do Parque Estadual do Jalapão, para verificar e acompanhar a nidificação, ou seja, construção de ninhos da espécie.

Durante os trabalhos, foram percorridos 56 km nesse curso d´água e visualizados dois casais do pato-mergulhão. Também foram visitados locais de instalação de ninhos da espécie, utilizados em anos anteriores. Um desses ninhos foi registrado com 04 ovos, indicando o inicio do período reprodutivo com a verificação da postura e incubação dos ovos.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues adiantou que está sendo preparada uma expedição de pesquisa e conservação do pato-mergulhão na região do Jalapão, com previsão para agosto deste ano.

Na ocasião, durante uma semana, uma equipe de pesquisadores com o apoio e participação do Naturatins, percorrerá aproximadamente 145 km do Rio Novo, dentro da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, da APA e do Parque do Jalapão. O objetivo principal será efetuar a cobertura amostral das UC’s que formam o mosaico de conservação do Jalapão e seu entorno para avaliação da população de pato-mergulhão local, mapeamento das áreas, do sucesso reprodutivo e da dispersão.

Segundo o biólogo do Naturatins Marcelo Barbosa, a participação de servidores envolvidos diretamente nesse tipo de ação faz com que a equipe técnica acumule experiência para gerir as tomadas de decisão em prol da conservação da espécie. Ainda de acordo com Barbosa, essas ações são parte integrante do Plano de Ação Nacional da espécie, que conta com a participação anual de representantes do Naturatins no encontro de planejamento.

O Naturatins vem desenvolvendo esse tipo de trabalho desde 2007 e a cada ano tem procurado manter esforços para acompanhamento dos casais e apoiando iniciativas de conservação da espécie. Em 2019, a expedição será coordenada pelo pesquisador Paulo Zuqui da Fundação Pró-Natureza (Funatura), com apoio de outras instituições e pesquisadores.  A pesquisa terá abrangência nacional e será realizada durante 04 anos.

Equipe

A equipe foi composta pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues, pelo biólogo e inspetor de Recursos Naturais, Marcelo Barbosa, pela inspetora de Recursos Naturais do Parque Estadual do Jalapão, Lauhana Aguiar e acompanhados pelo motorista Valdivanio Gomes.

Fonte: Naturatins-TO