Tocantinópolis - TO
Tocantinópolis - TO
  • 03/05/2024 11:19:26

    Governo Federal Anuncia Novo Campus do IFTO em Tocantinópolis e Disponibiliza Pesquisa sobre Oferta de Cursos

    Foto do post

    Link da pesquisa está no final da matéria

    O Governo Federal anunciou a criação de um novo campus no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Atualmente, o estado possui 11 unidades integradas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O novo campus será construído no município de Tocantinópolis, com um investimento estimado de R$ 25 milhões. Devem ser geradas 1.400 vagas.

    A fim de aprimorar este momento, a instituição está realizando uma pesquisa na comunidade para verificar as possibilidades e viabilidade da oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos nas formas integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio.

    Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional: São cursos que visam atender às demandas do mercado e setores produtivos, em consonância com a realidade local, regional e nacional. A duração, em geral, é curta, podendo variar de um a quatro meses. São indicados para quem deseja atualizar conhecimentos em sua área de atuação ou para quem visa a inserção/reinserção no mercado de trabalho.

    Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) Integrada à Educação de Jovens e Adultos: São cursos destinados a jovens e adultos que concluíram o ensino fundamental e desejam cursar o ensino médio integrado a uma formação inicial e continuada (Proeja/FIC).

    Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: São cursos voltados para quem já concluiu o ensino fundamental e deseja cursar o ensino médio integrado à educação profissional. Tais cursos oferecem, portanto, todas as disciplinas do ensino médio, mais as disciplinas do curso técnico, de forma integrada. Ao final do curso, o estudante obterá um diploma do curso técnico de nível médio e histórico escolar, estando apto ao exercício profissional e prosseguimento de estudos em nível superior.

    Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio: São cursos destinados a estudantes que estão cursando o ensino médio e desejam adquirir uma formação técnica simultaneamente. Esses cursos oferecem as disciplinas técnicas paralelamente às disciplinas do ensino médio, permitindo ao estudante obter uma formação profissional enquanto conclui o ensino médio. Ao final do curso, o estudante receberá um certificado de conclusão do curso técnico, estando apto para o exercício profissional e para prosseguir os estudos em nível superior.

    Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio: São cursos voltados para quem já concluiu o ensino médio e deseja adquirir uma formação técnica. Dependendo do curso escolhido, ele terá duração de 1 ano e meio a 2 anos. Ao final do curso, o estudante obterá um diploma de técnico de nível médio, estando apto para o exercício profissional e para prosseguir os estudos em nível superior.

    Curso de Graduação - Bacharelado: São cursos de nível superior que proporcionam uma formação ampla e sólida em uma determinada área do conhecimento. Os cursos de bacharelado preparam o estudante para atuar em diversas funções dentro de sua área de estudo, e geralmente têm duração de 4 a 5 anos. Para ingressar, é necessário ter concluído o ensino médio. Ao final do curso, o estudante recebe o título de bacharel, estando apto para o exercício profissional e para prosseguir os estudos em nível de pós-graduação.

    Curso de Graduação - Tecnologia: Também conhecidos como cursos superiores de tecnologia, são cursos de graduação de curta duração (geralmente de 2 a 3 anos) que focam na formação prática e específica em determinadas áreas do mercado de trabalho. Para ingressar, é necessário ter concluído o ensino médio. Ao final do curso, o estudante recebe o título de tecnólogo, estando apto para o exercício profissional e para prosseguir os estudos em nível de pós-graduação.

    Curso de Graduação - Licenciatura: São cursos de graduação voltados para a formação de professores. Além das disciplinas específicas da área de estudo, os cursos de licenciatura incluem disciplinas pedagógicas que preparam o estudante para atuar na educação básica. Para ingressar, é necessário ter concluído o ensino médio. Geralmente têm duração de 4 anos. Ao final do curso, o estudante recebe o título de licenciado, estando apto para o exercício da docência e para prosseguir os estudos em nível de pós-graduação.

    Sua opinião é muito importante para o sucesso desta pesquisa e certamente contribuirá significativamente para a implementação dos cursos a serem ofertados pelo futuro Campus Tocantinópolis/IFTO. Desde já, agradecemos a sua valiosa colaboração e enfatizamos que a sua identidade e todas as informações obtidas por meio deste questionário são sigilosas. No mais, o tempo estimado para a resposta é de 3 minutos e a mesma ficará disponível até o dia 23/05/2024.
    Clique aqui e responda à pesquisa.

    Fonte: IFTO e Redação

Raeulan

Raeulan Barbosa é um profissional inovador na área da educação infantil, com ênfase no uso das mais recentes tecnologias em sala de aula. Possui um conhecimento avançado e experiência em diversas plataformas e programas educacionais do MEC, incluindo SIMEC, SIGARP, SIGECON, PDDE, PDDEWEB, PDDE Interativo e FNDE Habilita.

Além disso, possui métodos estratégicos para a captação de recursos financeiros para redes municipais de educação.

Atualmente, é professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Tocantinópolis.

Raeulan é servidor público municipal há 15 anos. Ele trabalhou como Gerente de Informática de 2004 a 2010, atuou como professor de Ensino Fundamental de 2011 a 2016, desempenhou a função de Supervisor Pedagógico em 2017 e 2018, e ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação de Tocantinópolis nos anos de 2019 e 2020. Como Secretário de Educação, ele elevou o IDEB do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, fazendo com que a cidade alcançasse o primeiro lugar em toda a região do Bico do Papagaio. Raeulan deixou o cargo de Secretário de Educação em fevereiro de 2021.

Concluiu sua graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2005/2008) e obteve especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015/2016). Possui também especialização em Gestão Educacional e Projetos pela Faculdade Estratego (2023/2024) e formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Tocantins - IFTO (2015/2016).

Além dessas credenciais, participou de diversos cursos na área educacional e administrativa, sendo dignos de destaque o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão para Educação Municipal - GEM e o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, ambos concluídos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Facebook Youtube Twitter Whatsapp